ESDE completa 30 anos em ritmo de estudo

22/01/2014

As três décadas de estudo sistematizado a Doutrina Espírita são objetos de reflexão e avaliação na capital federal. O IV Encontro Nacional do ESDE reunirá em torno de 150 participantes na Federação Espírita Brasileira (FEB), entre os dias 19 e 21 de julho. Haverá representantes de todas as regiões do país, os quais definirão também novas propostas aos desafios que se apresentam ao Espiritismo.

No evento, que tem como slogan “…E o semeador saiu a semear…” (Mateus – XII – 1 a 9), será realizada uma recapitulação do III Encontro, com avaliação das ações nas regionais e nas casas Espíritas, bem como pensar e discutir quais são os principais desafios do Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita nos próximos anos. “O ESDE, desde o seu início, tem levado cada vez mais pessoas a conhecer a Doutrina, portanto, o nosso desafio é colher impressões de como está o estudo nas diferentes regiões do Brasil”, destaca a Coordenadora Nacional do ESDE, Sônia Arruda.

Para o presidente da FEB, Antônio Cesar Perri, os 30 anos do ESDE representa duplo marco: o reconhecimento dos benefícios efetivados para o estudo Espiritismo, e, o preparo para as adequações para o atendimento do novo contexto do Movimento Espírita do país.

O Espiritismo, desde a Codificação com Allan Kardec, sempre destacou a importância do desenvolvimento intelecto-moral do ser humano. Portanto, o estudo regular da Doutrina é resultado do esforço conjunto de desencarnados e encarnados, voltado para o esclarecimento e orientação da humanidade quanto a sua origem e destino.

A partir dessa premissa da Doutrina é que em 1983 foi criado o ESDE. Desde então, milhares de brasileiros se dedicam a conhecer, de forma sistematizada, os ensinamentos de Cristo, por meio da Codificação, em centenas de instituições espíritas por todo o território nacional e no exterior. “Os resultados alcançados ao longo do tempo evidenciam que a filosofia do ESDE reflete a proposta do Espiritismo de transformação moral dos indivíduos a partir da fé raciocinada. Sendo assim, o trabalho do ESDE fundamenta-se nas palavras de Jesus: ‘Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará’,” lembra Carlos Campetti, Diretor do ESDE FEB.

Uma das grandes expectativas do evento é o lançamento de curso de espiritismo via internet, chamado de “ESDE à distância”, e que deverá atender àquelas pessoas que desconhecem a Doutrina, mas que não têm tempo para freqüentar cursos de forma presencial ou onde residem não há essa oportunidade.

Conforme a organização do evento, o IV Encontro conta com a  participação de trabalhadores do ESDE indicados pelas federativas estaduais.

Para quem quiser acompanhar as atividades do evento, ele terá cobertura da TV CEI, no site da FEB, pelas redes sociais (facebook e Twitter) e pelo Blog do ESDE.

Tags:

Please reload

Destaques

ESDE 2014 - Convite Aula 9

April 4, 2014

1/10
Please reload

Recentes

February 18, 2014

February 11, 2014

Please reload

Pesquisar por Tags
Please reload

Siga-nos
  • Facebook Classic

Grupo de Estudos Espíritas Garcia

Design by Adriano Genovez